A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, inaugurou em 2016 o primeiro museu público de moda do Brasil, em um projeto inédito e de vanguarda.
O Museu da Moda de Belo Horizonte surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012, importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital.
Com essa iniciativa, nossa cidade inclui a moda como bem cultural e patrimônio nacional, inovando sua própria função institucional por meio de um programa dinâmico, dotado de espaços que vão além de exposições, abertos para criação, fruição e experimentação.
O Mumo tem como missão preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico. Seu objetivo é ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento.
O Museu da Moda de Belo Horizonte pretende ampliar a execução de novos instrumentos para a produção da moda, proporcionando diferentes perspectivas mercadológicas da economia criativa, do desenvolvimento cultural, da inclusão social, da atividade artística, da cidadania e da valorização do patrimônio e memória de Belo Horizonte.
Desejamos que cada visitante sinta-se parte desse museu, lugar público, colaborativo, contemporâneo e histórico.
Sejam bem-vindos!
Mais informações: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/museus/mumo